Saiba como utilizar tapetes na decoração de um ambiente

O tapete é um acessório de decoração que pode traz charme, aconchego, melhorar a sensação térmica ou até a acústica de um ambiente, porém, não é tão simples acertar no tamanho, cor e textura.

 

Separamos algumas dicas inspirados na Casa Vogue:

Tamanho

O tamanho é fundamental e deve ser medido com base na mobília e do tamanho dos ambientes. Profissionais sugerem que o mesmo fique de 15cm a 20cm maior do que a área que está demarcando. Abaixo do sofá, ele deve entrar cerca de 10 cm, mas se o móvel for encostar na parede, pode ser um pouco mais. No caso de poltronas, é ideal que a peça fique inteira sobre o tapete. Para salas de jantar, é preciso calcular o espaço necessário para manejo da cadeira sem que ela enrosque na peça.

Separar Ambientes

Os tapetes podem ser utilizados para diferenciar ambientes em espaços integrados. Por exemplo, uma peça com determinada cor ou estampa na sala de jantar e outra na sala de estar, diferenciam e separam os dois ambientes. Nesse caso, o ideal é que uma peça tenha mais personalidade, trazendo estampas ou cores e outra seja mais neutra.

Tapetes peludos

Esse modelo não é muito indicado para espaços com alto tráfego, pois retém muito pó e sua vida útil pode ser menor. Opte por usar esse modelo em áreas íntimas, como quarto ou sala de TV.

Redondo

Eles são mais difíceis de usar, já que não é fácil distribuir os móveis sobre tapetes redondos – o ideal é que ele englobe todo o mobiliário. Em espaços enxutos, vale combinar pequenas peças sem a necessidade de estarem centralizadas, criando um conceito com os acessórios.

Na parede

A tapeçaria na parede virou sucesso absoluto nas redes sociais e nas feiras de design manual, e é a aposta máxima para decorar a casa, resgatando o ancestral de diferentes formas e estilos. É ideal para quem quer dar um toque mais artesanal ao décor.

Pets

Quem tem pet em casa deve se preocupar com a limpeza dos tapetes. Por isso, vale investir em peças mais resistentes e sintéticas, que possam ser molhadas.

Sem escorregar

Para deixar o tapete fixo ao chão e evitar acidentes, vale colocar um feltro embaixo ou forros que melhoram a aderência da peça ao chão. Há também fitas dupla face especiais para tecidos que podem ser muito úteis em ambientes de alto tráfego.

Cuidados
A indicação dos profissionais é que os tapetes sejam levados em lugares especializados para limpeza. Mas é importante fazer a manutenção com certa regularidade, a cada seis meses ou um ano, para que a sujeira não impregne.